Pernambucred

Dúvidas ASSOCIADO

Selecionamos abaixo algumas das dúvidas mais freqüentes entre os nossos associados. Veja se a sua pergunta encontra-se relacionada aqui.

  • A cooperativa só oferece empréstimo consignado?

    A cooperativa dispõe de todos os produtos e serviços comuns às instituições financeiras: empréstimos, financiamentos, até financiamento de veículos novos e usados.

  • Como é formado o capital da PERNAMBUCRED?

    O Capital Social da Cooperativa é formado com o dinheiro dos próprios Associados. Cada um, ao ingressar na Cooperativa, integraliza suas cotas-parte, formando uma poupança coletiva na cooperativa. O Capital Social é a fonte de recursos mais importante da Cooperativa. Além de demonstrar sua solidez, por ser a parte mais representativa do Patrimônio Líquido é ele que possibilita a cooperativa viabilizar empréstimos de médio e longo prazo aos seus Associados. Mensalmente também é descontado o mínimo de 0,5% (meio por cento) do salário para aumento contínuo do seu capital individual na Cooperativa.

  • Como faço para aumentar o valor da minha integralização mensal no capital social da cooperativa?

    Comparecer a um de nossos Postos de Atendimento, ou enviar um email, formalizando a alteração, informando o valor a ser alterado.

  • Como faço para consultar o extrato do meu cartão de crédito?

    A cooperativa Pernambucred dispõe em seu site: www.pernambucred.com.br de um link para consultar faturas e extratos dos cartões de crédito, o cadastramento é no próprio site.

  • Como faço para receber meu informe de rendimentos financeiros e/ou Declaração anual de imposto de renda?

    No período de Declaração de Imposto de Renda, a cooperativa disponibiliza no site uma ferramenta para consulta ao informe de rendimento. Esse documento também pode ser fornecido em um dos nossos Postos de Atendimento.

  • Como obter a senha de acesso a conta pela Internet?

    A senha é composta de cinco dígitos e deve ser confeccionada no atendimento da Cooperativa, quando do primeiro cadastramento. Após o primeiro cadastro, a senha poderá ser alterada pelo Internet Banking.

  • Como são distribuídas as sobras da cooperativa de crédito?

    No final de cada exercício financeiro a Assembléia Geral decide através de votação se as sobras são reinvestidas ao capital social ou distribuídas aos Associados e são sempre com base na proporcionalidade das operações realizadas na cooperativa pelo Associado.

  • Como são liberados os empréstimos?

    Os empréstimos são concedidos com agilidade e sem burocracia. Após solicitação de crédito, este será liberado pelo comitê de crédito, levando em consideração os critérios estabelecidos pelo Banco Central e pela PERNAMBUCRED. O limite de empréstimo individual é determinado pela margem disponível no contracheque do servidor.

  • É possível fazer um empréstimo na cooperativa sem possuir margem?

    Para os associados, além do empréstimo consignado, é oferecido crédito pessoal com taxa de juros diferenciadas.

  • Mudei de endereço ou telefone. Como faço para atualizar meu cadastro?

    É necessário um comprovante do novo domicílio para alteração na Pernambucred. Esse comprovante pode ser enviado através de email, fax, ou entregue pessoalmente em um de nossos Postos de Atendimento.

  • Na solicitação de empréstimo, em quanto tempo após a aprovação o dinheiro é liberado?

    Em até 24 horas.

  • O que é a PERNAMBUCRED?

    A PERNAMBUCRED é uma Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo, autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil, em 07 de novembro de 2000 e por ele fiscalizada, que busca, através de suas atividades, satisfazer as necessidades econômicas, financeiras e contribuir para o desenvolvimento social de seus Associados, agregando renda, poupança, valores sociais e culturais no Estado de Pernambuco.

  • O que é uma Cooperativa de Crédito?

    É uma associação de pessoas, que buscam através da ajuda mútua, sem fins lucrativos, uma melhor administração de seus recursos financeiros e o objetivo primordial da Cooperativa é prestar assistência creditícia e a prestação de serviços de natureza bancária a seus Associados com condições mais favoráveis.

  • O que fazer para sacar o dinheiro da minha conta capital?

    A conta capital tem um papel importantíssimo na sustentabilidade da cooperativa, não podendo ser movimentada como uma conta corrente comum. Seus aportes obrigatórios, bem como as formas e condições de saque, estão estabelecidos no Estatuto Social. O Capital Social, pela sua perenidade, é utilizado como parâmetro das operações financeiras da cooperativa, junto ao Banco Central do Brasil, consubstanciando-se numa atraente forma de investimento, uma vez que é remunerado anualmente com base na Taxa Selic.

  • O que fazer para trocar de gerente e de agência?

    Formalizar uma solicitação.

  • O que fazer se meu cartão de crédito for clonado?

    Informar a Central de Cartões (0800-7015528), para BLOQUEIO imediato, e solicitar uma segunda via do cartão. Será verificado os últimos estabelecimentos comerciais de compra e se houver alguma suspeita será aberto uma contestação para análise.

  • O que preciso fazer para tirar um empréstimo consignado?

    Precisa se filiar à Cooperativa. A Pernambucred é a Cooperativa de todos os Servidores Públicos dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público em Pernambuco. Para concessão das linhas de crédito com a menor taxa de juros e para a distribuição das sobras é necessário fazer parte do quadro de associados da Pernambucred.

  • O que são os Conselhos de Administração e Fiscal?

    Os Conselhos de Administração e Fiscal são os órgãos compostos por conselheiros efetivos e suplentes eleitos em Assembléia Geral. Qualquer associado pode candidatar-se a fazer parte dos Conselhos, desde que esteja na condição de elegível, ou seja, que preencha os requisitos básicos para a investidura no cargo, como por exemplo, conhecimentos sobre o Cooperativismo, que podem ser adquiridos através de cursos oferecidos pela OCB-PE ou pela Pernambucred. O Conselho de Administração, além da representação institucional da cooperativa, tem a função de planejar estrategicamente e acompanhar as ações desempenhadas pela Diretoria Executiva, objetivando o atingimento das metas traçadas para a missão da cooperativa. O Conselho Fiscal, por sua vez, é o guardião das Normas que regem a cooperativa, fiscalizando o fiel cumprimento do Estatuto Social e do Regimento Interno nas ações efetuadas pelo Conselho de Administração, para subsidiar a Assembleia Geral - órgão máximo da cooperativa.

  • Quais as vantagens de se participar da PERNAMBUCRED?

    Ao participar da PERNAMBUCRED, o Associado adquire direitos e deveres. Os principais benefícios são:
    Gestão democrática e participativa
    Empréstimos com menores taxas
    Financiamento sem burocracia
    Aplicação com melhores taxas
    Conta Corrente com cheque especial
    Retorno proporcional das sobras
    Uma das primeiras no Ranking de Crédito em Pernambuco.

  • Quais normas básicas do cooperativismo?

    Lei 5.764/71, que estabelece a política do cooperativismo; Resolução 3.106/2003 do Bacen, que dispõem sobre os requisitos e procedimentos para constituição, funcionamento e alterações estatutárias de cooperativas de crédito; Resolução 3.041/2002 do Bacen, que estabelece condições para o exercício de cargos estatutários; Lei 4.595/64 que trata do Sistema Financeiro Nacional e Lei Complementar 130/2009.

  • Quais são os outros produtos e serviços que a PERNAMBUCRED dispõe aos seus associados?

    - Capital Social
    - Depósitos à Vista / Prazo
    - Cheque Especial
    - Cartão Débito/Crédito
    - Empréstimos consignados em folha
    - DOC / TED
    - Depósitos entre Cooperativas
    - Internet Banking
    - Débito automático: Telefonia Oi, GVT, SKY e etc.
    - Recebimentos diversos: IPTU, Luz, Energia, Água, Telefone, Boletos Bancários diversos (Ficha de Compensação).

  • Quais os locais onde a Pernambucred faz atendimento?

    Grande Recife

    1. Agência Sede - Av. Montevidéu, 172- Boa Vista - Recife/PE;
    2. Posto de Atendimento - Fórum Des. Rodolfo Aureliano - Av. Des. Guerra Barreto, s/n - Ilha Joana Bezerra - Recife/PE;
    3. Posto de Atendimento - San Rafael - Av. Dantas Barreto, 1186 - 3° andar - Sala 302 - Edf. San Rafael - São José - Recife/PE;
    4. Posto de Atendimento - Juizados Especiais - Av. Mascarenhas de Moraes, s/n - (antigo prédio da Universo próximo a área C) – Imbiribeira - Recife/PE;
    5. Posto de Atendimento - Imperador - Rua do Imperador, s/n - Santo Antônio - Recife/PE;
    6. Posto de Atendimento - Fórum Des. Henrique Capitulino - BR 101 Sul - Km 115 - 4º andar - Prazeres - Jaboatão dos Guararapes/PE.

    Caruaru

    1. Posto de Atendimento - Prédio da SEFAZ - Rua 13 de Maio, 49 - Centro - Caruaru/PE;
    2. Posto de Atendimento - Prédio CDL - Rua Floriano Peixoto, 85 - Sala 01 - Nossa Senhora das Dores - Caruaru/PE.

    Petrolina

    1. Posto de Atendimento - Prédio da SEFAZ - Av. Cardoso de Sá, 05 - Atrás da Banca - Petrolina/PE;
    2. Posto de Atendimento Petrolina - Rua Santa Luzia, 36 - Sala 102 - Próximo ao Fórum - Centro - Petrolina/PE.

    Salgueiro

    1. Posto de Atendimento Salgueiro - Prédio SEFAZ - Av. Professor Agamenon Magalhães, 581 - Centro - Salgueiro/PE.

    Rede 24Horas

    Rede de Terminais da Unicred N/NE

    Internet banking no site: www.pernambucred.com.br

  • Qual a data de distribuição das Sobras?

    A data sempre é definida na Assembleia Geral. Participe da próxima Assembleia e fique por dentro da nova data para distribuição das suas Sobras.

  • Qual a diferença entre uma cooperativa, um banco e outras instituições financeiras?

    Basicamente em termos de produtos e serviços quase não há diferenças. O essencial que diferencia uma cooperativa de um banco é que a cooperativa não visa lucro, enquanto o banco sim. Apesar de não visar lucro, uma cooperativa bem administrada apresenta resultados positivos (SOBRAS) durante o ano que, ao final do exercício, retornam para seus Associados. No banco, o lucro é dos acionistas, não dos clientes.
    Outra importante diferença é que na Cooperativa, por ser uma sociedade de pessoas e não de capital, cada pessoa tem direito a um voto, independente das suas cotas, diferente das outras sociedades onde quem manda é o capital.

  • Qual o procedimento para solicitação de cartão de débito ou de crédito e limite de cheque especial?

    Comparecer a um de nossos Postos de Atendimento para disponibilizar o contra cheque atualizado para prévia análise.

  • Quando o associado pode sair da cooperativa?

    De acordo com os princípios do Cooperativismo a adesão é livre, bem como a sua saída. O Associado que quiser se desfiliar da Cooperativa receberá toda sua cota capital, conforme disposto em Estatuto, após aprovação em Assembléia Geral Ordinária das contas do exercício em que ocorreu a desfiliação.

  • Quem administra a cooperativa?

    Os próprios Associados, Eleitos pelos demais colegas em Assembléia Geral Ordinária, que constituem o Conselho de Administração (15 Associados), que dirige e responde pela Cooperativa juridicamente com Mandato de 04 anos. Este Conselho é fiscalizado por outro grupo de 06 (seis) Associados que também é eleito bienalmente na AGO, denominado Conselho Fiscal.

  • Quem é a Diretoria Executiva?

    A Diretoria Executiva é formada por cinco conselheiros do Conselho de Administração, sendo composta por Presidente Executivo, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro, Diretor Jurídico e Diretor de Expansão. Cabem a eles administrar a Cooperativa em seus serviços e operações, estabelecer normas de controle das operações e serviços, contratar prestadores de serviços, delegar poderes aos executivos contratados entre outras atividades.

  • Quem pode se candidatar aos cargos de conselheiros de administração e fiscal?

    Os Associados que preencham os requisitos estabelecidos pelas normas do sistema financeiro e pelo Estatuto Social da Cooperativa.

  • Quem tem direito de solicitar empréstimos e financiamentos?

    Todo associado/cooperado pode solicitar financiamentos e empréstimos na cooperativa. O Gerente ou a Assistente de Atendimento da cooperativa se encarrega de fazer as pré-analises das propostas de empréstimo e/ou financiamento, para que estas sejam encaminhadas ao Comitê de Crédito - formado pela Diretoria Executiva e o Gerente Geral.

  • Quem pode se tornar associado da cooperativa?

    De acordo a legislação e o Estatuto Social, os Servidores Públicos da administração direta e indireta dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público, Procuradores e Defensores, seus servidores, dos governos federal, estadual e municipal, e Delegatários do Extrajudicial (Cartórios) no Estado de Pernambuco, além dos próprios funcionários da cooperativa. As pessoas jurídicas que tenham sócios ligados à PERNAMBUCRED, ou seja, instituições sem fins lucrativos como sindicatos, associações, etc.

  • Se o resultado for negativo no exercício, como é calculado?

    De Acordo a Lei 5.764/71 também será rateado entre os Associados as perdas, caso tenha resultado negativo no exercício financeiro.

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